Um responsável e seguro programa de emagrecimento deve ser capaz de dominar as quatro seguintes características:
1. O plano alimentar adoptado deve ser seguro.
Deve incluir todas as Doses Diária Recomendada (DDR) de vitaminas, minerais e proteínas e baixa em calorias, mas não em géneros alimentares essenciais.
2. O programa de emagrecimento deve ser direccionado para uma perda de peso a longo prazo.
Com muitas dietas de grande restrição calórica há uma perda de peso inicial rápida durante as primeiras 1-2 semanas, mas esta perda é em grande parte do fluido. Esta perda inicial rápida do fluido também é recuperada rapidamente quando retornar a uma dieta normal em calorias. Alem disso não teve tempo de mudar os seus hábitos alimentares!
3. Avaliação por um Nutricionista.
Se necessita ou pretende perder mais que 7-9 kg, se sofre de algum problema de saúde, ou tomar a medicação regularmente, tem de ser avaliado por um Nutricionista antes de iniciar seu programa de perda de peso. Não se esqueça que as patologias e medicação podem sofrer alterações mediante o tipo de alimentação que realiza.
Certifique-se que realiza plano alimentar com um Profissional verdadeiramente certificado - Nutricionista. A alimentação é um acto inato, todos comemos! Mas apenas os profissionais de saúde certificados, têm competência científica para alterar o seu plano alimentar, sem interferir no seu equilíbrio metabólico.
Um programa de perda de peso deve fornecer uma descrição detalhada de alterações no seu organismo, sejam elas por suplementos dietéticos, quer por alteração do seu metabolismo.
E não se esqueça, mesmo os suplementos dietéticos não têm o mesmo efeito para todas as pessoas. E mesmo sendo de venda livre, provocam alterações no organismo, como alteração na tensão arterial, descontrole da flora intestinal, ou até mesmo sobrecarga a nível hepático.
4. Depois da perda de peso?
O plano alimentar de perda de peso, deve de ser substituído por um plano alimentar de manutenção. É nesta fase que a maioria das pessoas perde o controlo do peso, e dos seus novos hábitos.
A manutenção de peso é a parte mais difícil e geralmente não é aplicada de forma coerente, na maioria dos planos de emagrecimento. Não se esqueça que mudança de hábitos alimentares deve ser permanente.
Não se esqueça:
Não existem impossíveis, mas a perda de peso pode ser difícil bem como a manutenção da perda.