A consulta nutricional consiste numa completa avaliação, seguida pela elaboração do plano alimentar individualizado.
1. Avaliação clínica: Historia Clínica do paciente, identificação de patologias clínicas, alergias e intolerâncias alimentares, história clínica de doenças familiares, bem como o uso de medicamentos e de exames laboratoriais.
2. Avaliação do Estado Actual: Anamnese alimentar, com avaliação directa da ingestão alimentar, quer prospectiva quer retrospectiva, permitindo deste modo, conhecer os hábitos do paciente, horários, locais de alimentação, a restrições e preferências alimentares
3. Avaliação Antropométrica: Verificação do peso e da estatura, cálculo do índice de massa corporal do indivíduo. Medição das principais circunferências corporais (cintura e do abdómen).
4. Avaliação por bioimpedância: Através da diferença de condutividade eléctrica entre os tecidos ósseos, identificar as percentagens de massa gorda, massa magra e de água do organismo.
5. Avaliação do gasto energético: Com base no dia-a-dia do paciente pelos dados das actividades diárias e informações sobre a prática de exercícios, calculo do metabolismo basal e do gasto energético diário.
6. Estabelecimento de metas e objectivos: Através dos resultados das etapas anteriores, estabelecer metas e objectivos exequíveis, de modo saudável, doseando as expectativas.
7. Reeducação alimentar: Realizamos Reeducação Alimentar, pois esta pressupõe acção para toda a vida. A Reeducação Alimentar não é mais do que uma mudança positiva nos tão antigos hábitos nocivos, e sem dúvida o principal passo para se atingir um corpo equilibrado e saudável.
8. Elaboração do plano alimentar personalizado: Os planos alimentares são efectuados com base nas necessidades e condições de saúde/estilo de vida do indivíduo, pois somos um todo. Não existem planos alimentares globais para comunidades, mas sim especificações para cada ser.